• gdock

"DATA SCIENCE"​ & "DATA ART"​

Onde a "ARTE" contribui com a "CIÊNCIA" no campo que é hoje uma das principais vertentes do desenvolvimento tecnológico e dos negócios?


Imagem de Gerd Altmann por Pixabay


Este artigo é útil somente para aqueles que já trabalharam com DADOS... ou seja, praticamente todos nós! A "Data Science", como o próprio nome diz, é uma ciência que se apoia em diferentes disciplinas para extrair conhecimentos e "insights" a partir de dados, matéria-prima cada vez mais abundante e barata de ser armazenada, processada e analisada.

A ciência de dados envolve conceitos de matemática, mineração, big data, exploratory data analysis, estatística, data visualization, ciência da computação, machine learning, deep learning etc. Tudo isso para que possamos compreender melhor a realidade, visualizar a mesma sob diferentes perspectivas (sem vícios e/ou influências) e avançar em um velho desafio: PREVER (a modelagem preditiva hoje nos auxilia a prever resultados, sejam eles no futuro ou mesmo no passado). Passado? Sim, você pode extrair de uma base de dados modelos preditivos que contribuem com a investigação de acidentes, problemas de produção e logística de causas ainda desconhecidas etc.