top of page
  • Foto do escritorgdock

Dia do Comércio Exterior: 28 de Janeiro

No nosso artigo de hoje, falaremos a respeito de uma data muito especial para os profissionais do Comex que é o Dia do Comércio exterior, vou aqui trazer um pouco da história e onde tudo começou.



Portanto, anote aí: 28 de Janeiro é Comemorado o Dia do Profissional de Comex!


História do comércio exterior


Tudo começou no ano de 1808 e quando D. João VI chegou no Brasil com sua família vindo de Portugal. No dia 28 de janeiro ele assina e decreta a abertura dos portos brasileiros.

O decreto de abertura dos portos permitia que estrangeiros exportassem produtos coloniais (açúcar, algodão, tabaco), com exceção do pau-brasil, e importassem mercadorias europeias, especialmente inglesas. Na época, estas transformações foram responsáveis por alterar as relações importação / exportação no Brasil, bem como por modificar a matriz de produtos movimentados.

Quais são as consequências do decreto assinado?

Uma das principais consequências foi que permitia que estrangeiros exportassem produtos, e alguns deles, ou os principais exportados, eram açúcar, algodão e tabaco. O único produto o qual foi proibido de ser exportado foi o Pau-Brasil. A importação também era bastante usada, principalmente para a importação de mercadorias vindas da Europa.

Após a assinatura do decreto e as novas regras, muitos portos foram atingidos, como Belém, São Luiz, Recife, etc. Isso tudo fez com que a atividade econômica brasileira aumentasse, pois houve a instalação de comerciantes europeus no Brasil e a facilidade em obter produtos europeus mudou alguns hábitos da população.

Todas essas transformações causadas pela abertura de portos acabou representando um grande passo para a emancipação do Brasil, por conta principalmente do crescimento da economia.

Fatos históricos sobre o Comércio Exterior

A seguir veja mais detalhes de alguns dos anos que se seguiram e alguns detalhes dos principais fatos ocorridos.

1808-1820

A corte portuguesa se estabeleceu no Brasil, em 1808. Em 28 de janeiro daquele ano, foi publicada a Carta Régia de Abertura dos Portos brasileiros às Nações Amigas. Com isso, o Brasil passou a exercer autonomia inédita sobre seu próprio Comércio Exterior.

1841-1850

Em 1844, o governo brasileiro extinguiu o Tratado Comercial com a Grã-Bretanha. Esta medida aumentou o custo dos produtos importados, estimulando a instalação de algumas indústrias no país. As exportações de café aumentaram, mas a balança comercial ainda era desfavorável para o Brasil.

1851-1860

Em 1960 ocorre o primeiro saldo positivo na balança comercial, principalmente por conta da exportação do café, que naquela década correspondia a quase 50% das exportações.

1901-1910

Nesta década, iniciou-se uma longa fase de expansão do comércio exterior brasileiro. A região Norte viveu o auge do ciclo da borracha e o Brasil respondia por 97% da produção mundial. Em 1906, foi colocado em prática o Acordo de Taubaté para manter em alta o preço internacional do café e garantir os lucros dos cafeicultores.

1991-2000

No início da década de 90, o Brasil implementou a abertura comercial com redução de tarifas de importação e reformulação dos incentivos às exportações. Os fluxos comerciais se intensificaram e foi criado o Mercosul. Nesta década também foi instituída a Organização Mundial de Comércio (OMC), organismo multilateral responsável pela regulamentação do comércio.

2015 até os dias atuais

O governo começa a automatizar os processos que envolvem as operações de importação e de exportação. O objetivo é tornar as ações mais ágeis e menos repetitivas. Com isso, obteve-se redução no tempo e nos custos das operações. Com o passar dos anos o comércio exterior avançou muito e tende a avançar ainda mais. A DU-E e a DUIMP são exemplos disso.

fonte: https://www.fazcomex.com.br/blog/dia-do-comercio-exterior-28-de-janeiro/

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page